Por que Instalar o dispenser ?

Postado em 23 junho 2009 por admin

O dispenser é o resposável por levar o resíduo de tinta gasta nas limpezas ( e pré-limpezas )  para fora da impressora.

Toda vez que se faz uma limpeza pelo programa da EPSON ou toda vez que liga e desliga a impressora ( pré-limpeza ), a mesma puxa a tinta dos cartuchos e joga na cabeça de impressão. Essa tinta,  depois que passa pela cabeça de impressão levando qualquer impureza por ventura tivesse, segue por uma mangueirinha até a esponja interna da impressora.


Ao se fazer muitas limpezas ( ou limpezas constantes ) a esponja interna da impressora, em algum momento enxarcaria . Não aguentaria mais de tanta tinta e transboradia para fora da impressora. – Com certeza melaria toda e qualquer mesa que estivesse em baixo, ou todo e qualquer objeto, ou documento importante que estivesse perto da impressora, além do perigo de melar a fonte ou a placa lógica da impressora.

Se a tinta enxarcada da esponja transbordar e encostar na fonte ou na placa lógica da interna da impressora, a mesma para de funcionar. Pode queimar de vez, ou ficar intermitente até queimar de vez. Se a fonte de energia queimar, ou a placa interna queimar, terá que ser  trocada por outra nova. Em alguns casos o valor compensa, em outros, só comprando outra impressora nova.

A importância de ser ter um dispenser instalado é ainda maior nas impressoras que trabalham com tintas sublimáticas e pigmentadas. – São tintas que precisam de uma atenção maior no uso,  e se não forem realmente de boa qualidade, as limpezas feitas pelo programa da EPSON podem se tornar muito frequentes. Se o usuário não tiver um dispenser instalado, a esponja da impressora se enxarcaria bastante rápido e consequentemente poderia queimar a placa lógica ou a fonte da impressora.

Uso do Dispenser  x  Qualidade da Tinta

A relação entre a qualidade da tinta e a utilização do dispenser é clara. Quanto melhor a tinta, menos limpezas serão feitas pelo programa da EPSON. Consequentemente, menos tinta será desperdiçada e principalmente menor o risco de melar a placa lógica, ou a fonte da sua impressora.

Por isso, a qualidade das tintas utilizadas é bastante importante para o bom desempenho da sua impressora. E com certeza também para a qualidade final dos seus produtos.

A tinta sublimática SUBjet Probulk possui um lubrificante a mais – é a que mais recomendamos para uso em impressoras EPSON que são instaladas para fazer sublimação. É uma tinta que não entope com facilidade a impressora, não é preciso ficar fazendo limpezas constantes, tem uma ótima performance no uso cotidiano, e bastante qualidade da imagem após prensada.

A tinta pigmentada mais recomendada é a  PIGjet Probulk – tinta ultrapigmentada - com pigmentos ainda menores que as tintas pigmentadas comuns.  A tinta PIGjet possui também o lubrificante, que impede que a tinta seque rapidamente na cabeça de impressão. Ou seja, não é preciso fazer limpezas constantes ao usar PIGjet.

 A tinta LUBjet uv é a que mais recomendamos quando se refere as tintas corantes. Fazer limpezas constantes com tintas pigmentadas e sublimáticas comuns, é até de certo ponto aceitável, quando não se usa tinta de boa qualiade como SUBjet e PIGjet, mas limpezas constante com tinta corante é inaceitável. Tinta corante que fica embassando a cabeça de imprssão toda hora, ou entupindo toda hora, é sinal de tinta ruim mesmo, ou com algum problema - tinta de baixa qualidade . Não compensa, não faz sentido uma pessoa usar tinta dessa qualidade numa impressora, levando em consideração a enorme economia que essas tintas oferecem.

Tanto a tinta LUbjet uv Probulk quanto a tinta CORjet Probulk – Vão permitir o uso da sua impressora sem limpezas constantes. Sem entupimentos. A tinta LUBjet uv é mais recomendada pois lubrifica a cabeça de impressão toda vez que imprime, tem o filtro uv, ou seja a imagem demora mais tempo para desbotar, é uma tinta que não solta tão fácil com água como as tintas corantes normais, simples.

Sobre Reaproveitar a Tinta do Dispenser

A tinta que vai para dentro do dispenser é uma tinta misturada com impurezas que estavam na cabeça de impressão ou em algum lugar entre o cartucho e o final da mangueira do dispenser. Por tanto é uma tinta que NÃO deve ser reaproveitada.

A Instalação do Dispenser

A instalação do dispenser, na maioria das impressoras é um processo bastante simples. Basta apenas abrir, ou retirar a tampinha que tem atrás da impressora  ( não é embaixo, é atrás ), encaixar a mangueirinha do dispenser dentro da mangueira da impressora e pronto ! 

Em algumas outras impressoras, é um pouco mais “difícil” ou exige um pouco mais de atenção, pois precisa retirar a “carcaça / carenagem” da mesma. Entre algums modelos que precisam retiram retirar a “carenagem” da impressora estão as EPSON C79 C92 C110 T23 T33 entre outras…

Se feito da forma correta, a instalação do dispenser, mesmo nas impressoras que precisam retirar a “carenagem”, NÃO influencia na garantia da sua impressora. Ou seja, pode ser instalado e desinstalado a qualquer momento.

Se for levar a impressora numa assistência técnica autorizada, pode ser facilmente retirado e novamente deixar a impressora como se nunca o tivesse  instalado.

Comments are closed.